Empreender também é se expressar através do seu produto, expressar a sua visão de mundo. Seu produto precisa ser um pedaço de você.

Engenheiro de alimentos, jornalista internacional e político, mestre e doutor em ciência política pela PUC-SP, nunca quis ser empreendedor. Depois de anos como executivo em grandes multinacionais em 2005 foi demitido e iniciou a construção de uma série de projetos bem-sucedidos — alguns nem tanto — em São Paulo.

Vegas, que durou sete anos, ajudou a formar a região que hoje é chamada de Baixo Augusta, junto com os bares Volt e Z Carniceria. Os três empreendimentos amealharam todos os prêmios existentes na grande mídia e transformaram a região da Augusta no lado do centro paulistano, que foi rebatizada de Baixo Augusta e recebeu centenas de milhões de investimento para o seu desenvolvimento imobiliário.

2012

Na sequência vieram Lions Nightclub e Club Yacht, o último dedicado ao público LGBTQ+. Ambos levaram ainda mais público para um centro de São Paulo que começava a acordar para o entretenimento, e que culminou também em centenas de milhões de reais em investimentos na região e políticas públicas de resgate da região.

Cine Joia veio em 2012, na região da Liberdade, trazendo de volta um antigo cinema dedicado a cineastas japoneses, e transformando o antigo cinema no primeiro palco de médio porte em São Paulo. Nessa nova encarnação, a casa apresentou centenas de artistas e bandas de renome internacional e nacional.

2013

Riviera, misto de clube de jazz, bar e restaurante aberto com o chef Alex Atala em 2013, trouxe de volta a São Paulo um dos bares mais icônicos da cidade, epicentro da resistência paulistana na década de 1960 e lugar de encontro da elite intelectual e artística brasileira.

2014

Em 2014 abriu o PANAM, no hotel Maksoud Plaza, o Frank Bar, no mesmo espaço, e o Mirante 9 de julho, abandonado há décadas, em acordo com a prefeitura de São Paulo.

2015

Prêmio de Cidadão São Paulo
Catraca Livre

2016

100 empreendedores mais influentes do mundo
Good Magazine

2016

Homem do ano
revista VIP

2017

Empreendedorismo para subversivos
Livro publicado pela editora Planeta

Empreendedorismo para subversivos, seu primeiro livro que fala sobre o tema de maneira crua, verdadeira e despida bravatas, se torna um best-seller e provoca uma turnê que culmina em mais de 150 palestras Brasil afora, de grandes festivais de empreendorismo e inovação brasileiros a feiras agrícolas no interior de Alagoas.

Todos os depoimentos citados nesta página foram tornados públicos pelos próprios autores nas plataformas Google e Amazon.

2018

Inaugurou um bar nas fundações do Theatro Municipal de São Paulo, o Bar dos Arcos, um dos seus mais bem-sucedidos projetos.

2019

Inaugurou um local dedicado a eventos efêmeros, o Ilha, nova empreitada e primeiro projeto de sua agência de experiências Bioma.

Abriu uma filial do clube nova-iorquino Blue Note no Conjunto Nacional

Recebe da câmara de vereadores de São Paulo o Título de Cidadão Paulistano.

Empresta sua experiência de 15 anos para diversas marcas e empresas: constrói as campanhas de verão e inverno da marca de moda Schutz, dirige a campanha de dia dos namorados da joalheria Tiffany & Co., entra no conselho de marca da gigante de moda C&A, cuida da festa de lançamento de um novo banco brasileiro, o C6, trabalha com a marca de chocolates Dengo, e, em parceria com a fabricante de bebidas Diageo inaugura o bar Infini, bar escondido em um dos mais icônicos restaurantes franceses de São Paulo, o La Casserole, de 1954.

A Schutz mergulha em seu DNA urbano e convida Facundo Guerra como diretor criativo do projeto.

Se junta com a Omelete & Co., responsáveis pela CCXP, a maior comic con do mundo, feira de entretenimento com foco na cultura pop e se prepara para resgatar o antigo Cine Ipiranga, abandonado há décadas no centro de São Paulo, para transformá-lo num epicentro brasileiro da cultura pop, geek e nerd.

Se prepara para lançar seu segundo livro, desta vez dedicado à comunicação de projetos: como comunicar usando experiências para um público cada vez mais saturado de informações e entediado?

Facundo Guerra constrói, a partir dessa vasta experiência, um curso que tem uma única função: apontar caminhos práticos para que o empreendedor diminua seus riscos no momento de abrir seu negócio, através de uma série de episódios aprofundados e que explorarão os mitos, mentiras, segredos, erros e acertos de quem já montou mais de 20 negócios.

2020

Curso online
Teaser

Facundo Guerra disponibiliza o caminho das pedras do empreendedorismo

Destrua & reconstrua seus conceitos, porque e como empreender com uma série de episódios aprofundados, explorando os grandes mitos, segredos, erros e acertos.