FACUNDO GUERRA
 
De Volta para o Futuro

Uma lição dura que tive nos tempos de pandemia, controlador que sou, foi aceitar o caos em volta de mim, e deixar de ficar ansioso pelas grandes decisões que precisamos tomar com relação a nossas vidas, que são mais ou menos universais: onde trabalhar, que forma de riqueza armazenar, quando desistir, quando casar. Quando é chegada a hora de deixar aquele emprego. Se e quando tentar montar seu próprio negócio. Enfim, o futuro nos causa ansiedade e nos adoece.

É estranho esse lance do tempo. O passado não existe se não em memórias, filtradas pelos seus sentidos e interpretado de maneira muito particular por você. O presente, ele desaparece entre a fagulha de pensamento e os estímulos elétricos que seu cérebro manda para os seus sentidos. E o futuro, esse tempo em que o empreendedor habita, não existe se não em vontade: porque os melhores empreendedores que tivemos ao longo da história não passavam de viajantes do tempo, homens e mulheres que desejaram e construíram o futuro que seria o presente de milhões de humanos. O futuro, na verdade, é uma ínfima dobra do presente, que só se desenrola à força de enorme desejo.

Diante da ansiedade que o futuro nos causa, especialmente a nós empreendedores que habitamos nessa minúscula dobra do presente, tendemos a confiar nos sistemas para nos dar a ilusão de controle. Pode ser os Dez Mandamentos, as cartas de Tarô, a posição dos planetas ou se comunicando com os mortos; acreditando que aquele post vai “hackear” o algoritmo do instagram, ou perseguindo as modas culturais do seu tempo, tentamos prever a bolsa, tentamos antecipar, em suma, o futuro, e como ele não existe, criamos sistemas, mundos que diminuam um pouco nossa ansiedade e anseio causado por aquilo que não conseguimos prever, porque não existe: o futuro.

Quanto mais você vive, tanto mais você se dá conta da imprevisibilidade do mundo. Digo isso porque não dá mais pra saber onde vamos parar, e isso tem gerado em todos angústia, depressão, e um pouco de euforia quando você imagina que a “nova era” está na esquina. Se o mundo que existe é o mundo que produzimos, e sabemos que não sairemos da mesma forma como entramos neste túnel, tudo que tocamos também sofrerá mudanças. É hora do reboot, de repensar tudo que estava planejado. Aquela futuro que você imaginou para si e para seus negócios não existe mais.

Inter título

Parágrafo um

parágrafo dois

Teste de texto em negrito

Teste de link em texto

“Teste de texto curto junto a imagem”
“Teste de texto curto junto a imagem”
 
Faça download
 
FACUNDO GUERRA
——
Você está recebendo este email porque se cadastrou no website Facundo Guerra.
Parar de receber emails como este